O que é Tendinite?

Tendinite é a inflamação de um ou mais tendões que provoca inchaço e dores. É um problema bastante comum, que pode ter diversas causas. Sentir incômodo em algum tendão não indica necessariamente que alguém está com tendinite.

Tendões são estruturas anatômicas fibrosas (como uma corda) que unem o músculo ao osso  dando movimento à eles. O tendão não é tão forte quanto o osso e nem tão elástico quanto o músculo, portanto, no caso de sobrecarga, é a estrutura que geralmente mais sofre. Eles servem para transmitir a força de contração muscular necessária para mover um osso.

A inflamação se caracteriza pela presença de dor e inchaço na região e pode acontecer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum no ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo, as partes mais articuláveis do corpo.

Principais sintomas:

Dor e rigidez, agravadas por movimento, dor local principalmente noturna e Inchaço na região também pode acontecer.

O termo tendinite, por exemplo, é usado para processos inflamatórios agudos envolvendo a bainha tendínea (membrana que envolve o tendão), enquanto que tendinopatia é o termo mais adequado para descrever quadros de dor crônica nos tendões, acompanhada dos sinais e sintomas já descritos anteriormente.

As tendinites, dependendo dos locais de incidência, podem ser classificadas em diferentes sub-tipos:

1. Entesite – tendinite de inserção
  2. Tenossinovite – inflamação da bainha sinovial tendinea
  3. Peritendinite – inflamação da junção músculo-tendínea
  4. Tendinite Ossificante – inflamação crônica com depósito de cristal de hidroxiapatita.
  5. Tendinopatia – inflamação na região do retropé
  6. Tendinose – tendão supra espinhoso

O que pode causar tendinite?

Falta de alongamento muscular que acaba por sobrecarregar o tendão

Ombros com má postura (anteriorizados) diminuem o espaço destinado ao deslizamento dos tendões que movimentam o ombro, causando atrito e lesão.

Movimentos feitos repetidamente – principalmente através do uso de computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos ou atleta com seu esforço físico repetitivo podem acarretar a fadiga dos tendões.

O estresse pode causar contraturas musculares e fadiga prejudicando os tendões

Atividades esportivas em excesso ou com técnica/ material inadequados

Doenças autoimunes – as células de defesa do nosso corpo reconhecem os tendões como inimigos por engano e começam a atacá-los, causando as dores e inchaços.

É importante buscar um médico ao sentir dores, inchaço ou qualquer alteração nos membros e articulações para que sejam feitos os devidos exames e assim, o tratamento indicado seja prescrito o mais rápido possível, para aliviar, desinflamar e ter uma vida normal novamente, sem dor.