Este site usa cookies

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível.

Computador em excesso faz mal para os olhos?

Hoje, muitas pessoas trabalham, estudam e vivem na frente de um computador. E é natural que a associação de sintomas como olhos cansados, visão turva, dor de cabeça, irritação e vermelhidão com a utilização dos dispositivos eletrônicos em demasia seja apontada como fator principal. Mas, na verdade não são os dispositivos eletrônicos que causam esses problemas e existe como utilizar sem ter esses efeitos colaterais.

Tudo é questão de saber usar os equipamentos sem prejudicar a saúde. Entre 50% e 90% das pessoas que usam computador no trabalho ou no estudo com frequência, costumam em algum momento, sentir esses sintomas devido ao mau uso dos mesmos. Tudo isso gera declínio da produtividade, cansaço físico e muito frequentemente, problemas na visão.

Para evitar estes problemas é preciso estar atento a dois pontos que são premissa para utilizar os computadores são eles piscar com constância e manter distância correta do monitor.

Em outro artigo falamos das causas, efeitos e como combater devido ao uso de smartphones, lá também temos dicas e informações importantes para o bom uso do dispositivo.

Hoje em dia as pessoas passam muito mais tempo usando o computador do que lendo um livro. Independentemente do conteúdo, ficar com os olhos fixos no computador por muito tempo acaba fazendo com que a pessoa pisque menos. Quando você pisca você espalha uma camada de lágrima por todo o olho mantendo-o hidratado. Essa é a função dos olhos piscarem. Quando você pisca menos por olhar fixamente para um determinado ponto, acaba tornando-o ressecado e isso pode causar irritação e até outras síndromes que falamos nos artigos sobre os olhos.

Quando você lê um livro a postura do olhar é incliná-los para baixo fazendo com que eles estejam em parte cobertos pela pálpebra o que além de proteger, os mantem hidratados. Já diante do computador, a pessoa costuma manter o olhar fixo (aberto e de frente diretamente para aparelho) e então, mais exposto ao ressecamento.

Quanto à distância que se deve manter do monitor ideal é que o computador esteja a uma distância de 50 centímetros do usuário. O problema de não manter a distância devida, não piscar corretamente, e ficar muito tempo em frente ao aparelho é que os olhos têm de trabalhar muito mais para focar em curtas distâncias o que provoca fadiga visual.

Além de tudo que já foi falado também deve-se fazer os ajustes de modo personalizado do aparelho, procurando deixar o fundo da tela nem tão claro, nem tão escuro, ajustar o tamanho das letras e optar por um contraste que seja confortável aos olhos.

Estes cuidados importantes podem evitar o desenvolvimento de doenças e sequelas como por exemplo:

MIOPIA

DIFICULDADE PARA DORMIR

DOR DE CABEÇA

OLHO SECO

É imprescindível procurar um Oftalmologista quando houver alguma alteração na visão. Afinal, na maioria das vezes só é possível diagnosticar os problemas causados pelo uso de computador com exames específicos.