Este site usa cookies

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível.

Como carregar mochilas e qual peso ideal?

Com relação ao peso de uma mochila ideal para não sobrecarregar as costas, vamos abordar primeiro a parte infantil:

Pesquisadores do Cincinnati Children’s Hospital, nos Estados Unidos, avaliaram crianças que deram entrada no pronto-socorro do hospital com dores nos ombros e constataram que 23% delas tinham lesões causadas pelo uso impróprio da mochila.

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia diz que o ideal é que a criança ou adolescente carregue até 10% do peso corporal.

Importante orientar a criança o que e quantidade de coisas que podem ser carregadas na mochila. Carregar somente o necessário proposto pela escola para aquele dia de aula e deixar os Jogos e brinquedos em casa, que só devem ser levados no dia em que a escola pedir.

Dicas para escolher a mochila escolar ideal:

Para escolher a mochila ideal para levar materiais escolares é preciso dar atenção aos seguintes pontos:

O melhor tipo é o que contém duas alças reforçadas e acolchoadas e largas. Ter ajustes para se adequar ao corpo e tamanho da criança e de preferência almofadadas. Elas servirão de apoio para distribuir o peso e sustentar melhor o acessório na posição correta de maneira que esteja encostada na altura da lombar. Os tipos com rodinha são uma boa opção, mas devem ser usados pelos alunos que estudam em locais sem muitas escadas para não sobrecarregar ombros e braços ao erguê-la para subir as escadas.

Para distribuir melhor o peso é preciso que a mochila tenha um cinto ajustável na cintura. A mochila precisa ter almofadas nos pontos de contato com as costas da criança;

O tamanho da mochila é importante – precisa ser do mesmo tamanho das costas da criança. Quando colocada, ela deve ficar com a parte superior logo abaixo do pescoço, com a parte inferior no nível na cintura, distribuindo o peso pelo corpo e não podendo ser carregada apenas num ombro, isso os pais precisam orientar seus filhos.

Para crianças que fazem percursos mais longos a pé, o ideal é que a mochila tenha rodinhas. Mesmo nesse caso, é preciso ter atenção com relação ao cabo que puxa a mochila, que precisa ficar num ângulo de 30 graus com relação ao braço da criança.

Como arrumar a mochila e qual mochila escolher?

Quando a mochila é arrumada, os livros e materiais mais pesados devem ficar junto à parte que fica nas costas da criança. Escolher materiais escolares mais leves e mais fáceis de encaixar entre livros e cadernos e fazer um balanceamento entre os objetos colocados para que tanto lado direito como esquerdo tenham a mesma proporção de peso.

Tabela de medidas para a mochila escolar

Crianças de 2 a 3 anos, que tenham abaixo de um metro de altura, devem usar a mochila ou a mochilete de tamanho Pequeno;

Crianças entre 3 e 4 anos, que tenham entre 1 metro e 1,30 de altura, devem usar a mochila de tamanho Médio;

Para crianças entre 4 e 6 anos, que tenham altura entre 1,30 e 1,40 m, o tamanho ideal da mochila é o Grande;

Finalmente, para crianças entre 6 e 8 anos ou mais, que tenham acima de 1,40m de altura, o tamanho da mochila deve ser o GG.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o uso inadequado de mochilas é um dos motivos que levam 85% da população a sofrer de dores nas costas.

 

Forma adequada para colocar e retirar a mochila de camping ou que contenha peso maior:

  1. 1 – Ponha-se de frente para a mochila antes de levantá-la.
  2. 2 – Posicione uma das pernas um pouco à frente da outra e flexione os joelhos.
  3. 3 – Suspenda a mochila do chão utilizando as duas mãos e a força dos músculos das pernas evitando curvar a coluna para frente ou para trás, desta forma o peso ficará distribuído em várias partes do corpo sem sobrecarregar apenas a coluna.
  4. 4 – Apóie primeiro a mochila sobre a coxa da perna que estiver à frente.
  5. 5 – Com cuidado, passe um dos braços por uma das alças e em seguida o outro braço pela outra alça.

 

Grande parte dos estudos existentes teve como objetivo determinar o peso máximo que uma criança poderia carregar de material escolar sem ter sua saúde comprometida.

O peso máximo varia conforme os pesquisadores entre 7% e 20% do peso corporal, havendo um consenso maior para a proporção de 10%.

Tendo esse valor como premissa uma pessoa que pesa 70 quilos não poderia carregar mais que 7 quilos de peso bruto.

Considerando geralmente as mochilas cargueiras a partir de 60 litros pesam em torno de 2,5 quilos diminuiria consideravelmente  e assim, a carga a ser transportada por esta pessoa deve ficar por volta de 4,5 quilos de peso líquido.

São muitas as variáveis consideradas para se determinar o peso máximo, como distância percorrida, design da mochila, condicionamento físico da criança e sua maturidade esquelética. O Plano de Seleção Preventiva dos Estados Unidos usa a escala de Borg, para determinar dor e esforço percebido, da seguinte forma: as crianças são testadas a carregar  mochilas que já anotaram seu peso começando a partir de 1 quilograma e vão aumentado de meio em meio quilograma. A primeira mochila que machucar, servirá de referência de peso da mochila ideal pra aquela criança. Retira-se então meio quilograma desta mochila referência encontrando-se o peso ideal.

Mas, esta métrica utilizada aplica-se para a criança que está em formação e não ao adulto que já tem seu corpo formado e poderia ter condições de aguentar maior impacto e peso, por isso, não se sabe dizer ao certo se a conta de até 10% de seu peso seria a referencia correta para quem faz caminhadas, trilhas ou viaja como mochileiro, o ideal nestes casos é se atentar às instruções que vem nas mochilas e testar a que tem melhor aderência ao seu corpo.

Mas sim, respondendo a pergunta, mochilas podem causar danos a saúde corporal devido ao peso e são a maior fonte de reclamações de dores nas costas.  Por isso é muito importante saber equilibrar o peso dentro da mohila, escolher a melhor opção conforme mostrado nesse artigo de alças, de tamanho, e sempre que possível escolher utilizar malas com rodinhas para viajar.